quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Consultoria Doméstica - Reengenharia na cozinha

Concluímos a tão esperada revisão na cozinha da primeira cliente de Consultoria Doméstica.
Primeiro fizemos uma visita  para conhecer os hábitos dos moradores e da secretária, depois marcamos o dia e o horário para iniciar a "revolução" saudável na cozinha e também adquirir informações para desenvolver um sistema eficaz de limpeza da casa.

Fizemos uma vistoria e arrumação geral nos armários, prateleiras e gavetas da cozinha. Foram descartados por apresentar péssimas condições de uso: 02 colheres de pau, 02 tábuas de cortar carnes de madeira, uma peneira de plástico, 02 potes pequenos de plástico e 01 suporte para papel.
Sugerimos que os objetos fossem agrupados por categoria num só lugar, para facilitar na hora do uso e na hora de guardar, por exemplo: panelas, travessas refratárias, assadeiras, vasilhames de plásticos e suas respectivas tampas, até os equipamentos (liquidificador, espremedor, cafeteira), os de pouco uso, os de uso frequente, os do café da manhã e os presentes de casamento que ainda estão nas embalagens.

Quando observamos as panelas e alguns potes de tempero embaixo da pia (foto antes), recomendamos que fossem retirados, pois este não  é o lugar mais apropriado para objetos e ingredientes para o preparo de alimentos (foto depois).

O paneleiro estava ocupado por travessas de louça, leiteira, assadeiras e outras peças (foto antes). As panelas foram agrupadas no paneleiro (foto depois) e as travessas foram arrumadas todas numa só prateleira obedecendo a frequencia de uso.

Durante o preparo do almoço, a bancada ficava repleta de objetos (foto antes), orientamos que o espaço ficasse livre para o preparo das refeições (foto depois).

Sugerimos a aquisição de uma barra de metal própria para pendurar objetos de cozinha (concha, colher de arroz, garfo grande, escumadeira), para o porta papel (aluminio, papel toalha e papel filme) e ainda, suporte do saleiro.
O casal ficou de encontrar uma solução para a televisão que fica sobre a bancada, talvez um suporte na parede ou uma mesinha exclusiva para o aparelho, e assim, liberar mais ainda a área de preparo dos alimentos. Ficou outra cozinha, não é mesmo?
Ainda, identificamos com a cliente, as insatisfações quanto a limpeza geral do apartamento e definimos em conjunto, o Calendário Semanal de Limpeza e elaboramos as dicas para o Manual de Limpeza. 
Não dá gosto curtir um cantinho assim tão arrumadinho?

P.S. As situações do "antes" e o "depois" foram registradas no celular

Nenhum comentário: